Plano de Negócios

O Planejamento hoje em dia é essencial, para que um projeto ou empreendimento consiga avançar de forma clara e objetiva. De acordo com um estudo feito pelo Sebrae em 2013, 50% das empresas não chegam a 4 anos de existência… mas não se desmotive, pois, nós temos uma ferramenta que vai te ajudar a não fazer parte desses 50% !

Plano de Negócios

Agora você deve estar se perguntando que ferramenta é essa? Bom é o famoso plano de negócios!  Você já deve ter ouvido falar dele, mas você sabe o que é? 

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

é a ferramenta básica para se aprender profundamente sobre o negócio que se quer abrir e o mercado em que está inserido e pode fornecer insights poderosos, que podem inclusive alterar a ideia inicial drasticamente. Ele nada mais é que um documento, produto de um período de reflexão e estudo do(s) sócio(s) antes de partir para a criação da empresa.

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o objetivo de um Plano de Negócios

O principal objetivo do Plano de Negócios é conduzir as ações do empreendedor. Nele, o empresário deve relacionar, ‘item’ a item, quais são as principais particularidades do Negócio que pretende abrir, metodizando o que pode acontecer na prática. Deste modo, é possível se antecipar aos impasses, corrigi-los e evitá-los

Porque um plano de negócios pode ser relevante para o futuro da sua empresa

O plano de negócios é importante tanto para quem está abrindo o negócio quanto para quem está ampliando o empreendimento. Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio

Organiza as ideias ao iniciar um novo empreendimento.

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Facilita a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.

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Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.

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Como fazer um Plano de Negócio

Sumário Executivo

Descrição do negócio, Mercado alvo, Vantagens competitivas, principais projeções de vendas e de lucratividade. 

Equipe de Gestão

Organograma e Currículo resumido das pessoas chave. 

Pesquisa de Mercado

A indústria, Clientes, Fornecedores, Dimensão do mercado e tendências, Concorrentes e Necessidades dos clientes não atendidas pelos concorrentes

Análise Econômico-Financeira

Projeções de Vendas, Margens, Lucratividade, Custos, Ponto de equilíbrio, Tempo para alcançar um fluxo de caixa positivo, Cálculos de retorno – VPL, TIR e Payback. 

Plano de Marketing

Estratégias de Precificação, Qualidades do Produto / Serviço, Canais de venda e Propaganda

Plano Operacional

Rota de produção e processos operacionais essenciais; Capacidade produtiva; Regulamentações e assuntos jurídicos; Localização geográfica; Logística, Sustentabilidade ambiental, social e de governança – Abordagem ESG. 

Plano de Implantação

Análise SWOT; Cronograma macro; Levantamento de riscos e análise de cenários; Contratações de pessoal; Necessidade de capital próprio e externo –investimentos imobilizados e Necessidade de Capital de Giro. 

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