Quando falamos de departamento pessoal e folha de pagamento, estamos falando diretamente de um setor que resolve tudo sobre o funcionário, ou seja, desde a contratação até a sua demissão.
É muito difícil que se tenha uma empresa e não tenha um departamento pessoal e um controle sobre tudo na folha de pagamento, já que o mesmo faz parte da estrutura organizacional.
No departamento pessoal é que são feitas tarefas fundamentais referentes aos funcionários de uma empresa, tarefas essas como, contratação, pagamento de salários, transportes, férias, licença médica, 13º salário, organização dos horários e etc.
Geralmente este departamento é encontrado em empresas de grande porte, já que em casos de empresas de menor porte, os contadores é que fazem esse papel.
Uma das principais funções exercidas pelo departamento pessoal é a folha de pagamento dos funcionários, função essa que é considerada uma das mais importantes.
Folha de Pagamento
Na folha de pagamento é que encontramos os vencimentos ou salários dos funcionários, seja ela, mensal, semanal ou diária.
Em uma folha de pagamento consta o nome completo do funcionário, o cargo que o mesmo exerce divisão por categoria para a Previdência Social, descontos legais, entre outros.
É muito importante que se tenha uma folha salarial totalmente detalhada em uma empresa, já que nela é feito todo o registro financeiro que a empresa tem para com o funcionário.
O que deve constar na Folha de Pagamento?
É preciso que tudo esteja de forma discriminada na folha, já que a transparência dos dados é primordial. Não existe nenhum tipo de modelo específico para a folha salarial.
Cada instituição elabora a mesma de forma que seja melhor para sua empresa, isso desde que conste:
– O nome do Trabalhador avulso, Empregado, autônomo e equiparado, empresário, e demais pessoas físicas que não tenham vínculo empregatício;
– O cargo, função ou prestação de serviço;
– Parcelas que integram a remuneração;
– Parcelas não integrante da remuneração, ou seja, diárias ou ajuda de custos;
– Descontos efetuados;
– Resultado líquido a ser pago.
[contact-form-7 id=”215″ title=”Newsletter”]
Na Elaboração da Folha de Pagamento
Para elaborar a folha de pagamento, é preciso que na mesma constam algumas informações como:
– O controle da frequência dos funcionários, ou seja, faltas, as saídas antecipadas e atrasos;
– Um quadro com todos os descontos realizados, ou seja, os encargos sociais a serem realizados;
– As formas e os prazos de pagamento, ou seja, o pagamento pode ser efetuado das seguintes formas, através do depósito bancário, onde deverá constar a conta do empregado, cheque nominal e em espécie.
Informação importante, caso o funcionário seja analfabeto, o pagamento somente deverá ser feito em espécie, ou seja, em dinheiro.
Finalizando. Divisão da Folha de Pagamento
Você pode até se perguntar, se tudo é para estar na folha de pagamento, como é que acontece uma divisão da mesma?
Pois bem, ela e dividida em duas partes, os proventos e os descontos.
Proventos – proventos de uma forma geral são os benefícios que são pagos aos funcionários de uma empresa, ou seja, salário, Remuneração variável, Hora extra, Adicional de insalubridade, Periculosidade e Noturno.
Descontos – são de uma forma geral os impostos e contribuições sindicais, ou seja, INSS, Contribuição Sindical, Adiantamentos, Faltas e Atrasos, Vale Transporte e IRRF.
………………………………………………………………………………………………………..
Alves e Ribeiro | Sua empresa em boas mãos – Faça o seu orçamento!
………………………………………………………………………………………………………..
Resumindo aqui…
Bem, esses são apenas alguns passos sobre folha de pagamento. Assim como esperamos ter esclarecido um pouco mais sobre o Departamento Pessoal.
Leave A Comment