Na verdade…
nem sempre é fácil encontrar um parceiro de negócios. A parceria é como um caso de amor. Você não sabe aonde isso vai levar, mas quer encontrar alguém com quem possa ir longe!
No entanto, você não precisa se apaixonar por seu parceiro(a). Encontre um parceiro com quem possa construir uma relação profissional sólida, talvez menos apaixonada, mas igualmente emocionante!
Quando vale a pena abrir uma empresa com um sócio?
Para ajudá-lo a encontrar seu próximo parceiro de negócios, aqui estão algumas etapas e dicas a seguir para uma combinação perfeita!
CONFIRA ABAIXO:
1 – Comece por se conhecer
Sua sociedade será ainda mais sólida se você tiver um bom conhecimento de si mesmo. Sua experiência empresarial provavelmente teve sua cota de sucessos e fracassos. Se você teve sucesso em aprender com seus erros, você adquiriu autoconhecimento. Graças a isso, você também conhece seus pontos fortes e fracos. Poderá assim identificar as competências, a experiência e o perfil ideal que procura para garantir o bom funcionamento do seu negócio e a sua complementaridade profissional.
2 – Agora, identifique o perfil do sócio ideal
Para construir uma base sólida para o seu negócio, você precisa conhecer todos os fatores que contribuirão para o seu sucesso. A sua primeira pesquisa realizada durante o desenvolvimento do plano de negócios permitiu-lhe constituir a sua estrutura empresarial. Portanto, você domina as contingências do sucesso do seu negócio e conhece o seu mercado. A próxima etapa, tão importante quanto, é encontrar a pessoa certa para ajudá-lo a construir seu negócio. Escolher o seu parceiro de negócios requer preparação, paciência e meticulosidade. Você quer ter certeza de que está fazendo a escolha certa! Você deve construir o perfil que procura para garantir sua compatibilidade com o seu modelo de negócio.
Para garantir o sucesso da sua parceria e, portanto, o bom andamento do seu negócio, você deve identificar as habilidades de seu futuro sócio e ter a certeza que ele se encaixa perfeitamente ao conceito do seu negócio.
3 – Certifique-se de que suas personalidades são compatíveis
Quando tiver selecionado vários perfis e estiver prestes a escolher seu parceiro de negócios, pergunte-se:
Suas personalidades são compatíveis? Se você ama trabalhar, gosta de ficar até mais tarde no escritório, provavelmente não vai se dar bem com uma pessoa que prefere trabalhar meio período!
Você é mais calmo e ele mais explosivo? Veja como seu sócio atua quando pressionado, ele reage bem ou perde a paciência rápido. Lembre-se que você precisa de alguém que consiga se adaptar às dificuldades, sem perder a cabeça e principalmente o bom senso.
4 – Vocês tem interesses e ambições profissionais semelhantes?
Se um de vocês sonha em trabalhar na venda de produtos de beleza e outro no mercado imobiliário, talvez falte interesse comum.
Grandes negócios surgem de ideais semelhantes, é muito bom contar com alguém que entende do assunto e pode representá-lo na sua ausência.
5 – Você confia nessa pessoa?
A confiança será a chave para o sucesso da sua parceria comercial. Certifique-se de que confia na pessoa com quem está prestes a fazer parceria desde o início!
E ele confia em você? A confiança deve ser mútua, ambos devem sentir que podem contar um com o outro e que a ambição nos negócios jamais vai interferir no relacionamento.
Em resumo. a abertura de empresa com sócio, só vale a pena se houver muita confiança!
6 – Você se comunica bem com seu sócio?
Lembre-se de que seu sócio viverá momentos de sucesso com você, além de desafios e fracassos. Você deve, portanto, manter a transparência e uma comunicação sólida para ser capaz de se sustentar em dificuldades.
As grandes sociedades geralmente nascem de pessoas que já eram amigas, parentes ou até mesmo cônjuges, portanto, evite parcerias com pessoas estranhas ou com alguém que não tem boa comunicação.
7 – Seu futuro sócio está preparado para investir tempo, energia e dinheiro no seu negócio?
Este é um ponto delicado, quando escolhemos o sócio errado, geralmente trabalhamos mais, nos esforçamos em dobro e o retorno nem sempre compensa.
Diante disso, seu sócio deve investir tanto quanto você em seu negócio, caso contrário, pode haver um atraso que pode afetar sua parceria e seu negócio!
8 – Como vai ficar a liderança da empresa?
Na sua nova empresa alguém precisará ter a palavra final. Você considera seu futuro sócio alguém capacitado para se comunicar com a sua equipe, resolver problemas na sua ausência?
E a questão de capital? Nem sempre quem investe mais dinheiro no negócio, tem as habilidades necessárias para liderar uma empresa.
Portanto, o ideal é que essa liderança seja compartilhada e as decisões partam dos dois, com total segurança, independente de quem colocou mais recursos financeiros no negócio.
Sociedade Simples
Até pouco tempo este tipo de sociedade era conhecido como sociedade civil, esta destina-se a empresas prestadoras de serviços.
Em nome coletivo
Este tipo de sociedade é exclusiva para pessoas físicas, mas, todos os sócios são responsáveis pelas obrigações legais da sociedade.
Sociedade Limitada
Neste tipo de sociedade cada sócio responde pelas obrigações da empresa de acordo com sua cota estabelecida, mas ambos respondem por todo o capital social.
Sociedade Anônima
Aqui o capital será dividido em ações, ou seja, cada sócio terá obrigações de acordo com a quantidade de ações que possui.
[…] possível . Atendemos profissionais liberais, Condomínios, Médicos autônomos e empresas de vários […]
[…] agora com esse Mix, alavanque as vendas da sua empresa ,e adquira nossos serviços de contabilidade para o seu negócio seja cuidado da melhor maneira possível . Atendemos profissionais liberais, Condomínios, Médicos autônomos e empresas de vários segmentos! […]
[…] Mesmo com esses passos você está com dificuldade para se livrar dessas dívidas? Contate-nos que iremos te ajudar ! nós da Alves&Ribeiro Atendemos profissionais liberais, Condomínios, Médicos autônomos e empresas de vários segmentos!. […]
[…] nós Atendemos profissionais liberais, Condomínios, Médicos autônomos e empresas de vários […]
[…] melhor maneira possível . Atendemos profissionais liberais, Condomínios, Médicos autônomos e empresas de vários […]