Contabilidade Construtiva – UM NOVO CONCEITO

//Contabilidade Construtiva – UM NOVO CONCEITO

Contabilidade Construtiva – UM NOVO CONCEITO

Contabilidade Construtiva – UM NOVO CONCEITO, surgido da necessidade das empresas no Brasil

Por quê é necessária?

Como implantá-la?

Quando uso a expressão Contabilidade Construtiva, não me refiro ao conceito de Construtivismo iniciado com o famigerado Jean Piaget, Jean William Fritz Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX. O termo CONTABILIDADE CONSTRUTIVA nasceu de uma longa experiência, como contador, consultor, professor e Diretor de empresas e a necessidade emergente por dados contábeis confiáveis que provesse a alta administração de dados capazes de direcionar a tomada de decisões, cujo foco é vencer as dificuldades e utilizar as informações da contabilidade como ferramenta eficaz para alavancar o crescimento da empresa.

Ao longo da minha carreira, tendo iniciado como Auditor Independente (Big Four) ainda estudante de 2º. Ano do Bacharelado em Ciências Contábeis, pude perceber rapidamente que o maior interesse dos empresários das grandes empresas do mundo todo é conhecer os números e as tendências das suas corporações, tais como:

  • O lucro do mês anterior.
  • Os resultados obtidos e a comparação com o que foi planejado.
  • O fluxo de caixa
  • A melhor utilização possível dos recursos existentes e a decisão ou necessidade de financiamento para os investimentos necessários ao crescimento, entre outras.

97% das Pequenas e Médias Empresas no Brasil não mensuram resultado!

Desta forma, pude perceber que todos os esforços estão concentrados no atingimento das metas e informar os proprietários e acionistas da situação econômico/financeira das suas empresas. Entretanto, não é essa a realidade de pelo menos 97% das pequenas e médias empresas no Brasil.

………………………………………………………………………………………………………..

Alves e Ribeiro | Construindo Resultados – Faça o seu orçamento!

………………………………………………………………………………………………………..

Contabilidade Construtiva

Tenho me surpreendido ao perceber que de cada 10 empresários que consultei 10 não conseguiram responder a três perguntas formuladas por mim:

1ª. Quanto foi o lucro da sua empresa no mês passado?

2ª. Qual o valor do seu estoque?

3ª. Qual o saldo do seu fluxo de caixa na 3ª. Semana deste mês?

Se você também não conseguiu responder essas três questões fundamentais da saúde da sua empresa, então você já sabe o FOCO DA CONTABILIDADE CONSTRUTIVA.

Como contador, auditor, consultor e professor há vários anos, sei que a grande maioria dos empresários consideram a contabilidade um mal necessário, tão somente para se manter em dia com fisco. E, é essa a principal razão da necessidade da implantação da CONTABILIDADE CONSTRUTIVA, uma contabilidade que atende o fisco e toda a sua sufocante exigência, mas tem como prioridade a utilização das INFORMAÇÕES geradas na contabilidade como fonte de CONHECIMENTO no assessoramento para as tomadas de decisões, estabelecendo uma perspectiva segura para o crescimento das empresas.

Contabilidade Construtiva, como implanta la?

Para a maioria das empresas no Brasil falar em implantação de uma contabilidade é impensável, devido aos custos para manter se um contador e equipe na folha de pagamento. A questão é como trilhar um caminho de CONSTRUÇÃO seguro para a minha empresa se não posso manter um departamento de contabilidade interno para cuidar disso?

  • Como posso obter o valor dos custos diretos e indiretos de fabricação e venda dos meus produtos?
  • Como obter a informação dos custos fixos e variáveis de forma cotidiana?
  • Qual o meu preço ideal? Como elaborar o preço que realmente preciso?
  • Qual a melhor opção de Regime de tributação? E ainda, responder aquelas 3 perguntas anteriores?

Todas essas respostas são inerentes à contabilidade e através dela devem estar disponíveis para cada empresário – FOCO DA CONTABILIDADE CONSTRUTIVA.

………………………………………………………………………………………………………..

Alves e Ribeiro | Construindo Resultados – Faça o seu orçamento!

………………………………………………………………………………………………………..

Desta forma, minha proposta é viabilizar, de acordo com a capacidade e necessidade de cada empresa (pequena, média ou grande) a elaboração e disponibilização de todas essas informações de forma prática, rápida e economicamente viável, tanto para a empresa, quanto para os nossos profissionais – ESSE É PRIMEIRO PILAR DA CONTABILIDADE CONSTRUTIVA.

Estamos vivendo um tempo de tanta turbulência que não há como utilizar mais a velha maquininha chamada “achômetro”. Eu acho que tenho 20% de lucro; eu acho que a empresa superará essa crise; eu acho que a folha de pagamento está em mais ou menos XX reais.

Chegou o momento de dirigir as nossas empresas com os pés bem firmados no chão.

Contabilidade Construtiva é a resposta.

Um forte abraço

Marco Antonio Alves

Fale com os nossos especialistas sobre Abertura de Empresa

Abrir uma empresa é um passo importante na vida do empresário. Mas, para que esse processo não vire um pesadelo, é importante que as pessoas interessadas se cerquem de quem possa realmente auxiliá-los a fazer as melhores opções para atingir o sucesso. Assim sendo, a Alves e Ribeiro Contabilidade, certamente, irá dar o melhor acompanhamento possível para que, no fim, tudo funcione da maneira mais benéfica possível.

Nome*

E-mail*

Passo a passo para o registro da sua empresa

10/07/2018|0 Comentários

Quer abrir uma microempresa? Conheça nessa página o caminho a seguir. ……………………………………………………………………………………………………….. Alves e Ribeiro | Abra a Sua Empresa – Faça o seu orçamento! ……………………………………………………………………………………………………….. Passos para abrir uma ME Antes de abrir sua empresa, [...]

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.