7 Características que todo síndico deve ter

//7 Características que todo síndico deve ter

7 Características que todo síndico deve ter

………………………………………………………………………………………………………..

Alves e Ribeiro | Conectando o seu Condomínio – Faça o seu orçamento!

………………………………………………………………………………………………………..

A boa administração de um condomínio depende das atitudes do síndico desde o momento em que ele assume o cargo. Ele deve reunir-se com o antecessor e conselheiros para familiarizar-se com a situação. Precisa entrar em contato com a administradora e estabelecer a transferência dos documentos. Além disso, a Convenção do Condomínio, o Regulamento Interno, o Código Civil, a Lei 4.591/54 e todas as atas de assembleias já realizadas são leituras obrigatórias para ter uma ideia do que já foi feito e do que há por fazer. O síndico deve prestar contas, impor as multas previstas na convenção, zelar pelo patrimônio e cumprir e fazer cumprir as decisões das assembleias gerais.  São tarefas nem sempre muito simples, e que, por muitas vezes, exigem medidas impopulares que podem desagradar os condôminos que não sabem com profundidade a real situação do condomínio.
Para ter sucesso e garantir a satisfação dos demais moradores, o síndico deve apresentar algumas características que favoreçam o bom relacionamento:

1-Ética e moral

Qualidades éticas e morais possibilitam ter pulso firme para cumprir e fazer cumprir as regras do condomínio, principalmente a respeito dos direitos e deveres individuais dos moradores.

2-Boa comunicação e bom relacionamento

Para que todos possam viver em paz e harmonia, o síndico deve saber se comunicar com os demais para estabelecer e esclarecer as regras para todos. Fazer o uso da boa vizinhança e ter bom senso ajudam na hora de saber se relacionar com os condôminos.

3-Ter conhecimento básico de finanças

O síndico é quem administra todas as finanças do prédio. É preciso ter um conhecimento mínimo para saber como realizar os pagamentos dos funcionários, cobrir o custo de obras de manutenção e ainda manter um fundo de obras para o caso de obras de emergência.

4-Organização

O síndico é o gestor do condomínio e isso requer o mínimo de organização. O síndico não pode se perder em meio a todos os documentos gerados pelo condomínio, seja na questão de orçamentos quanto na questão legal. Ele deve saber onde cada documento está para não se perder na hora da prestação de contas para os condôminos ou para fornecedores e funcionários.

5-Liderança

O eleito para síndico deve estar seguro para assumir a administração do condomínio e saber que deverá tomar grandes decisões que afetarão a vida de todos os moradores. Ele precisa enxergar as melhores opções e mostrá-las aos condôminos, explicando os benefícios que elas trarão para todos.

6-Honestidade

Como o síndico será o responsável pelo dinheiro de todos os moradores do condomínio, por isso honestidade é característica essencial para uma boa gestão. A desonestidade é uma grande barreira para uma administração de sucesso, e ainda pode deixar o condomínio em maus lençóis com o acúmulo de dívidas, manutenção sem acompanhamento, orçamentos exagerados e obras malfeitas.

7-Um novo perfil

No mercado atual, o uso das tecnologias vem ganhando cada vez mais espaço para facilitar a comunicação com os moradores, diminuir gastos com funcionários e garantir a segurança do condomínio a partir de dispositivos de monitoramento à distância.

 

Faça Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.