Quando o condomínio precisa de uma auditoria?

//Quando o condomínio precisa de uma auditoria?

Quando o condomínio precisa de uma auditoria?

O seu condomínio está com muitas arrecadações extras, mas continua em mau estado de conservação e o síndico nunca consegue prestar contas? Isso pode ser um sinal vermelho.
Talvez a sua arrecadação esteja em um ciclo diferente do correto.
Meu Condomínio Precisa de Uma Auditoria?
Para evitar certos deslizes algumas observações devem ser feitas e, no caso de problemas maiores com a administração do condomínio, uma auditoria pode ajudar a investigar possíveis fraudes na gestão condominial.

………………………………………………………………………………………………………..

Alves e Ribeiro | Seu Condomínio em Boas Mãos – Faça o seu orçamento!

………………………………………………………………………………………………………..

Acompanhar as contas

Uma boa prestação de contas, normalmente, é o suficiente para evitar fraudes na administração do condomínio. Uma gestão transparente por parte da administradora ou do sindico deve apresentar os documentos de pagamentos e recebimentos para todos os condôminos. Essa é a chave para saber como está a situação financeira do condomínio.
Todos os condôminos têm direito de ver a pasta com a documentação, com o demonstrativo financeiro do condomínio. Basta agendarem um horário com o sindico ou com a administradora.
Caso haja alguma desconfiança, é bom checar a veracidade das notas. Conferir o telefone e o endereço das empresas citadas é um bom começo.

Gestão

Outro ponto que possibilita os ruídos é o caso do despreparo do síndico.
O sindico assumiu o cargo e tenta fazer o melhor possível para o condomínio, porém a sua falta de qualificação para o trabalho acaba fazendo com que ele se atrapalhe na prestação de contas e com a documentação. Às vezes, ele ainda pode acabar misturando as contas do condomínio com as suas contas pessoais, o que pode ser mal visto pelos demais moradores, já que estes podem achar que o aquele está tentando lucrar à custa deles.
Abaixo, listamos algumas dicas para tratar de todos os assuntos ligados aos desvios mais comuns dos recursos captados.

COMPRAS DE MATERIAIS

Atenção na verificação da compra de matérias, tanto de manutenção e limpeza como de construção. É importante você exigir que seus produtos e suas quantidades sejam todas discriminadas.  E quando for algo muito maior, é necessário que você solicite uma nota de transporte e de frete, assim você irá se certificar que os materiais estão no condomínio.

OBRAS EM EXECUÇÃO
Pode parecer que não, mas é muito comum que determinados administradores contratarem profissionais para suas obras ou reformas, pagarem por elas e, de fato, estas não serem realizadas.

Nunca esqueça de pedir todo memorial descritivo e acompanhar toda a execução da obra. E verifique a necessidade de contratar um engenheiro para fiscalizar as obras que envolvam aspectos muito técnicos e volume de recursos.

CONTAS BANCÁRIAS

A movimentação das contas bancárias mantidas pelo condomínio deve ser acompanhada de perto. Infelizmente, é comum que os encarregados utilizarem esses recursos para atender as carências financeiras pessoais.

Prestação de contas

Ao fim da gestão, caso perdure dúvidas quanto a aplicação das despesas realizadas, as contas apresentadas não devem ser aprovadas até que as mesmas sejam esclarecidas. Em caso de aprovação, ficará mais difícil, na questão judicial, revê-las e, se for o caso, recuperando os valores utilizados.

Quotas em atraso

As taxas de condomínio não pagas devem ser acompanhadas pelo conselho fiscal e os valores devem constar nos balancetes

Leilões Judiciais

Essa é a situação em que o imóvel responde pela dívida com as taxas de condomínio atrasadas. É importante que os valores envolvidos sejam acompanhados ao longo do tempo e sejam sempre atualizados conforme a situação.

Contratar uma auditoria

Se mesmo após todas as averiguações, prestações de contas e acompanhamentos dos gastos e recebimentos, ainda reste dúvidas sobre o destino dos recursos captados, o recomendado é a contratação de uma auditoria para o condomínio.
Para contratar uma auditoria, é melhor optar por um profissional que seja um contador com registro no Conselho Regional de Contabilidade e que seja totalmente independente da administradora do condomínio.
Esse profissional será o responsável de averiguar com profundidade todas as contas do condomínio e esclarecer o que realmente vem acontecendo com o mesmo.

Fale com os nossos especialistas sobre Abertura de Empresa

Abrir uma empresa é um passo importante na vida do empresário. Mas, para que esse processo não vire um pesadelo, é importante que as pessoas interessadas se cerquem de quem possa realmente auxiliá-los a fazer as melhores opções para atingir o sucesso. Assim sendo, a Alves e Ribeiro Contabilidade, certamente, irá dar o melhor acompanhamento possível para que, no fim, tudo funcione da maneira mais benéfica possível.

Nome*

E-mail*

Passo a passo para o registro da sua empresa

10/07/2018|0 Comentários

Quer abrir uma microempresa? Conheça nessa página o caminho a seguir. ……………………………………………………………………………………………………….. Alves e Ribeiro | Abra a Sua Empresa – Faça o seu orçamento! ……………………………………………………………………………………………………….. Passos para abrir uma ME Antes de abrir sua empresa, [...]

2018-02-14T17:25:09-03:0014/02/2018|Categorias: CONDOMÍNIO|Etiquetas: , , |Nenhum Comentário

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.