A grande importância da Auditoria em Condomínios para os Síndicos

//A grande importância da Auditoria em Condomínios para os Síndicos

A grande importância da Auditoria em Condomínios para os Síndicos

Infelizmente, talvez devido a nossa cultura, geralmente não temos o bom hábito de praticar a prevenção, desse modo, a auditoria em condomínios são procuradas nas situações mais críticas.

auditoria em condomínios

…………………………………………………………………………………………………………

Alves e Ribeiro | Auditoria para o Seu Condomínio – Faça o seu orçamento!

…………………………………………………………………………………………………………

Em geral, está cada vez mais complexo a administração de condomínios, e alguns síndicos não estão completamente preparados para uma boa administração de contas, sendo assim, os riscos de colocar algo a perder são inúmeros.
E como já sabe, quando ocorre algum erro, seja no meio financeiro ou não, sempre cabe ao síndico total responsabilidade.
O trabalho como síndico exige o cumprimento das responsabilidades previstas pela lei Civil (Lei nº 10.406/2002).
Muitas vezes esse tipo de serviço (uma auditoria) é solicitado pelos moradores de condomínios, por suspeitas de fraudes, ou algum tipo de insegurança em relação ao síndico.
Outras vezes são os próprios síndicos, que procuram por uma auditoria para garantir um melhor serviço, e confiabilidade para os condôminos.
E mesmo com uma boa liderança, e talvez uma razoável administração, não é pouco comum no fim do mês aparecer aquele sentimento de preocupação na hora da prestação de contas. O que torna esse trabalho nada simples de ser executado.
A auditoria serve exatamente para garantir que o síndico está optando pelo caminho correto, e apesar de ainda não obrigatório, a auditoria tem que ser notada como algo imprescindível, e que não pode faltar em qualquer condomínio.
É necessário ter um excelente gerenciamento financeiro para gastos comuns como a água, manutenção, e outros gastos básicos.
Uma boa auditoria é totalmente capaz de diminuir os riscos tanto para os condôminos: Já que haverá mais transparecia em relação às contas, e também segurança em relação aos síndicos e administradores.
Quanto para o próprio síndico, que terá o apoio de uma auditoria especializada que pode ajudar inclusive a economizar financeiramente, ou resolver e prevenir a possibilidade do aparecimento de algum tipo de problema.

…………………………………………………………………………………………………………

Alves e Ribeiro | Auditoria em Condomínios – Faça o seu orçamento!

…………………………………………………………………………………………………………

Os tipos de Auditoria Condominial

A auditoria em condomínios pode ser caracterizada em duas, sendo elas: a Auditoria Emergencial, e a Auditoria Preventiva.
A Auditoria Emergencial tende a ser a mais conhecida, porém também é a mais cara, principalmente devido ao estado de urgência.
Enquanto a Auditoria Preventiva é realizada em um plano mensal, e é de extrema importância principalmente para evitar problemas no futuro.
Como os problemas na área de gestão, e também quanto à fiscalização das notas fiscais adequadas de prestadores de serviços.

Por que a Auditoria Preventiva é a melhor opção ?

Importante notar que a Auditoria em condomínios quando é preventiva, geralmente se torna mais em conta, além de ser a mais recomendada, inclusive, por especialistas no assunto.

De acordo com o advogado Marcio Rachkorsk, especialista em condomínios:

“A auditoria é muito mais efetiva quando é preventiva, então os condomínios deveriam ter o hábito de colocar nas previsões orçamentárias uma verba mensal para a auditoria, isso vai facilitar a vida do síndico, da administradora, isso vai trazer mais transparência e custa pouco.”

Hoje em dia, está cada vez mais fácil de os condomínios movimentarem grandes quantidades de dinheiro, o que torna uma auditoria condominial ainda mais necessária.


O que uma Auditoria Condominial analisará?


O processo realizado por uma auditoria em condomínios pode ser dividido em três partes, sendo elas:
1. Planejar, elaborar, e gerar discussões importantes.
A auditoria em condomínios fará um planejamento que serão discutidos em conjunto com a equipe de gestão, em busca de identificar possíveis problemas ou riscos para o condomínio.
2. Análise e verificação de documentos.
Além de uma verificação mensal de prestação de contas, o Auditor analisará a avaliação tributária, atas de assembleia, entre outros.
3. Entrega de relatórios
Um relatório será emitido pelo Auditor, e apresentado ao Síndico e corpo diretivo. Caso seja necessário, também é apresentado em assembleia para todos.

Vantagens da Auditoria em Condomínios


Não são poucos os casos de corrupções ocorridas por parte de síndicos de mau caráter, que desviam verbas, acumulam dívidas, ou escondem problemas financeiros por trás dos panos.
Não supondo que você seja desta índole, mas ressaltando que para os condôminos, ter uma auditoria é a melhor forma de evitar e prevenir casos como esse, e esta é uma grande vantagem para você.
As vantagens de efetuar um plano mensal com uma auditoria condominial são muitas.
Além da “prevenção” como o próprio nome já diz: Podemos citar a transparecia, confiabilidade, e demonstração de profissionalismo por parte do síndico para os moradores de condomínios.
A Auditoria age com eficácia no combate de problemas, na quitação de possíveis irregularidades, evita uma má administração, ajuda eficazmente na tomada das decisões corretas, e reduz também, o risco financeiro do condomínio.
Outros demais fatores que determinam necessidade de auditores principalmente para a segurança dos condôminos:
  • Arrecadações extremas ou excessivas
  • Possível desvios de Verbas
  • A observação com mais proximidade entre o prestador de contas ou prestador de serviços, para garantir a veracidade.
  • Identificação e verificação de notas falsas
  • A prevenção de fraudes
É importante destacar que uma empresa de auditoria condominial deve ter o CRC no registro, alguma experiência, e certificação na área.
Contratar uma empresa experiente, às vezes também poderá resultar em uma aparição de um melhor serviço prestado.
A Alves e Ribeiro, tem uma equipe qualificada e totalmente preparada para a prestação de serviços, como consultorias, e a auditoria Condominial.
Se ainda tem dúvidas, pergunte aos nossos especialistas na área, tire todas as suas dúvidas, e conheça os nossos serviços.
Lembre-se que um Síndico profissional não é simplesmente aquele responsável pela administração de diversos condomínios diferentes, mas aquele que realmente se preocupa e consegue passar toda a segurança e confiabilidade para os condôminos.
Mesmo que você seja um síndico totalmente competente, no entanto, é indispensável à busca por uma auditoria condominial competente, que servirá para respaldar as contas, e também como uma excelente aliada.
Isso já mostra para os condôminos que você teve a preocupação de procurar por uma auditoria, mesmo que isso não tenha sido requisitado.

Fale com os nossos especialistas sobre Abertura de Empresa

Abrir uma empresa é um passo importante na vida do empresário. Mas, para que esse processo não vire um pesadelo, é importante que as pessoas interessadas se cerquem de quem possa realmente auxiliá-los a fazer as melhores opções para atingir o sucesso. Assim sendo, a Alves e Ribeiro Contabilidade, certamente, irá dar o melhor acompanhamento possível para que, no fim, tudo funcione da maneira mais benéfica possível.

Nome*

E-mail*

Abertura de Empresa para Médico EIRELI – Empresa Individual LTDA

25/07/2018|0 Comentários

Quando o médico precisa abrir uma empresa e não tem sócio vem a pergunta: O médico pode abrir uma empresa individual?  Para responder essas e outras perguntas sobre o tema, iremos falar sobre a EIRELI  (Empresa [...]

Qual a importância da contabilidade para clínicas médicas?

25/07/2018|0 Comentários

Você sabe qual é a importância da contabilidade para as clínicas médicas? Veremos a seguir! As clínicas médicas, assim como uma empresa de qualquer outro ramo, precisam contar com o auxílio de um escritório [...]

5 dúvidas sobre contabilidade para médicos

25/07/2018|0 Comentários

Muito profissionais exercem perfeitamente os trabalhos de seu ramo de formação, porém enfrentam dificuldades para abrir, manter e gerir o seu negócio. Os médicos, sem dúvidas, estão entre esses profissionais. Você sabe como abrir [...]

2018-02-14T16:40:24+00:00 14/02/2018|Categorias: CONDOMÍNIO|Tags: , , |0 Comentários

Faça Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.